Bonsais
Cuidados dos bonsais
Poda dos bonsais
Poda de manutenção
Poda estrutural dos bonsais
Bonsai Carmona Retusa
Bonsai Ficus Carica
Bonsai Ficus Retusa
Bonsai Olivo

Cuidados das plantas
Fertilização das plantas
Humidade das plantas
Luz das plantas de interior
Período de repouso
Problemas frequentes
Regas das plantas
Replante de plantas
Temperatura das plantas

Plantas de interior
Figueira Benjamim
Kentia
Spathiphyllum
Tronco de Brasil

Plantas medicinais
Medicinais adelgaçantes
Medicinais afrodisíacas
Medicinais anti-depressivas
Medicinais anti-inflamatórias
Medicinais depurativas
Medicinais relaxantes

Reprodução plantas
Plantas com flores
Fecundação
Germinação
Polinização
Plantas sem flores

Tipos de plantas
Plantas não vasculares
Plantas vasculares
Plantas segundo reprodução
Plantas segundo o tamanho

Imagens de plantas
Desenhos de plantas
Fotos de plantas
Fundos de ecrã de plantas

Luz das plantas de interior


A luz é essencial para todas as plantas, seja de interior ou de exterior. As plantas dependem principalmente da luz que lhes chega, por isso anteriormente dissemos que a escolha das plantas de interior deve ser feita em relação ao local onde se vai colocar e a luminosidade do mesmo. Felizmente há plantas para todo o tipo de apartamentos, isto porque existem certas plantas que podem ser cultivadas com muito pouca luz. Falamos das samambaias, certas palmeiras, as Begonia Rex e muitas outras.

Para os apartamentos com muito sol, é conveniente orientar a escolha para as plantas suculentas (cactos ou plantas de cores misturadas, como os crotos e as dracenas). Não te esqueças de proteger as tuas plantas da luz directa do sol com filtros, como cortinas, já que a luz directa do sol é muito perigosa para a folhagem de quase todas as plantas de interior. Portanto, é conveniente e necessário escolher correctamente a localização da planta em função das suas necessidades, para assegurarmos um óptimo crescimento e aparência da mesma.

Luz para as plantas Luz das plantas de interior

Orientação para sul
Com esta orientação, as plantas estão expostas à luz directa do sol durante todo o dia. É a orientação ideal para tipos de plantas que requerem de luz directa, com os cactos ou as plantas suculentas. Não te esqueças que apesar de requererem de luz directa, é conveniente que estejam protegidas com algum tipo de filtro nos meses de Verão.

Orientação para este
Orientadas para este, as plantas recebem sol matutino e muita luz indirecta o resto do dia. As plantas de luz viva desfrutarão desta orientação todo o ano.

Orientação para oeste
Orientadas para oeste, as plantas recebem o sol da tarde e muita luz indirecta pela manhã. O sol é mais forte e mais quente do que para este. Esta orientação é adequada para as plantas que toleram um par de horas de sol por dia, como as Yucas.

Excesso de luz das plantas de interior

Orientação para norte
Para o norte, as plantas recebem muita lu indirecta no Verão, mas a intensidade da luz é muito baixa no Inverno. As plantas que preferem a luz indirecta estarão perfeitas. Apesar das plantas que precisam de um pouco mais de luz conseguirem-se adaptar no Verão, iriam precisar de mais luz no Inverno.


Contacte-nos Condições de uso